sábado, 14 de junho de 2008

Argentina prende líder e outros 18 ruralistas

O governo Cristina Kirchner mandou a polícia militar desobstruir estradas. Em Gualeguaychú, na Rodovia Pan-Americana, principal acesso ao Uruguai e a Brasil por terra, a polícia prendeu, por volta das 13h, 19 produtores rurais que faziam piquete, inclusive o presidente da Federação Agrária Argentina na Província de Entre Ríos, Alfredo de Angeli.

Revoltados, os ruralistas queimaram pneus para fechar a estrada e desafiaram a tropa de choque, acenando com bandeiras nacionais aos gritos de: "Argentina! Argentina!"

As quatro entidades rurais que há 90 dias lideram um movimento de protesto contra o aumento do imposto sobre exportações agríciolas fizeram uma reunião de emergência. Enquanto a Federação Agrária propunha o reinício imediato da greve, outras entidades preferiam divulgar um comunicado duro criticando o governo.

Quatro horas depois da prisão, De Angelis e os outros 18 ruralistas foram soltos. O líder da Federação Agrária em Entre Ríos disse que estava bem e pediu "paz para os argentinos".

Pelo segundo dia seguido, houve marcha de panelas vazias, buzinaço e panelaço em Buenos Aires.

A Gendarmeria conseguiu desbloquear a Rodovia Pan-Americana em Gualeguaychú. Mas estradas continuaram fechadas em pelo menos outras quatro províncias.

Nenhum comentário: