quinta-feira, 29 de maio de 2008

Sharon Stone dá uma de "silly cow"

A atriz Sharon Stone escorregou na ignorância ao sugerir que o terremoto que arrasou a província de Sichuã em 12 de maio possa ter sido uma retribuição de algum ente divino à repressão do regime comunista chinês no Tibete.

Em primeiro lugar, terremotos são fenômenos da natureza que independem de ações do homem. Neste blog, escrevi um artigo com a descrição do fenômeno geológico que causou o terremoto, o avanço da placa tectônica da Índia desde seu choque com o continente asiático, há 55 milhões de anos. Esse movimento criou os Himalaia e elevou o planalto do Tibete a cerca de 5 mil metros.

As Montanhas do Portão do Dragão são a borda oriental, revirada para cima, do planalto tibetano.

Em segundo lugar, Sichuã faz parte do território histórico do Tibete, quase um quarto da China, que Beijim tem medo que um Tibete realmente autônomo reivindique.

Mas, ao participar do Festival de Cannes, na França, na semana passada, Sharon Stone declarou a uma televisão de Hong Kong: "Então veio este terremoto e eu pensei - será karma, quando você não é legal acontecem coisas ruins para vc?"

Stone pode perder contratos com a empresa de cosméticos Christian Dior por sua incontinência verbal. Se ela acha que a terra tremeu sob as Montanhas do Portão do Dragão por causa do karma dos dirigentes comunistas em Beijim, agora o karma ficou ruim para ela e as empresas que anuncia, como a Dior.

"Discordamos totalmente de seus comentários e lamentamos profundamente", declarou a empresa. "Jamais vamos concordar com qualquer coisa que fira os sentimentos do povo chinês".

Nenhum comentário: