domingo, 11 de maio de 2008

Gaza enfrenta escuridão por falta de energia

Com sua usina geradora de eletricidade fechada e sem combustível porque Israel não entrega nada há quatro dias, a Faixa de Gaza, onde vivem 1,5 milhão de palestinos, enfrentou vários apagões neste domingo, enquanto o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, responsabilizava o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) pelos ataques com foguetes disparados de Gaza e ameaçava impor a "calma" à força.

"O Hamas é a força dominante em Gaza. É responsável por todos os ataques e por todas as conseqüências de suas atividades", advertiu Olmert. "Não vamos aceitar esta realidade. Ela tem de mudar. Ou há calma ou Israel vai usar tamanha força que vai impor a calma."

Três bombardeios aéreos israelenses mataram pelo menos cinco militantes do Hamas no sábado, depois que cerca de 20 foguetes palestinos atingiram o território israelense.

"Estamos numa crise muito séria", lamentou o porta-voz da companhia de energia elétrica, Jamal al-Dardasawi. "Com a usina fechada, estamos recebendo apenas 120 megawatts de Israel. Precisamos de cerca de 250MW. Há um déficit de mais de 50%".

A usina fornece cerca de 30% das necessidades do território, a maior parte vem de Israel e o Egito fornece o resto.

Na tarde de domingo, as padarias da Cidade de Gaza fecharam por falta de eletricidade para esquentar seus fornos.

Nenhum comentário: