segunda-feira, 26 de maio de 2008

África do Sul prende dezenas de suspeitos

As forças de segurança da África do Sul prenderam dezenas de suspeitos numa tentativa de acabar com a onda de violência contra imigrantes africanos. Essa guerra de miseráveis, descrita pelo presidente Thabo Mbeki como "uma desgraça completa", causou a morte de 50 estrangeiros e colocou 35 mil em fuga.

"Desde o nascimento de nossa democracia, não tínhamos testemunhado tamanha insensibilidade", declarou o presidente em cadeia nacional de rádio e televisão. "Se criar raízes, vai nos levar de volta a um passado de conflitos violentos que nenhum de nós agüenta."

Mbeki defendeu a paz, a tolerância e a compreensão das causas de imigração. "Os atos vergonhosos de poucos mancharam o nome da África do Sul.

A maioria dos imigrantes atacados fugiu do colapso econômico do vizinho Zimbábue.

Ao visitar a periferia de Joanesburgo, o presidente do Congresso Nacional Africano, o ex-vice-presidente Jacob Zuma, foi hostilizado pela população, que exigiu mais eficiência do governo no combate ao crime e ao desemprego.

Cerca de 20 mil moçambicanos que buscavam uma vida melhor na África do Sul, o país mais rico da África, voltaram a seu país.

Nenhum comentário: