sábado, 24 de maio de 2008

Brasil cria União das Nações da América do Sul

Uma reunião de cúpula realizada em Brasília fundou ontem a União das Nações da América do Sul (Unasul). Na sexta-feira o tratado que constitui a Unasul foi assinado pelos chefes de Estado. O presidente da Bolívia, Evo Morales, passou a presidência rotativa da nova organização internacional para a presidente do Chile, Michelle Bachelet, por um período de dois anos.

"Posso dizer à Bachelet que, da parte do Brasil, você terá 100% de dedicação, apoio, em qualquer momento, para que possa consagrar ainda mais a integração sul-americana que acabamos de assinar", disse o presidente Lula.

A presidente do Chile destacou o fato de que o subcontinente tem hoje um presidente sindicalista (Lula), outro indígena (Morales) e duas mulheres (a própria Bachelet e a presidente argentina, Cristina Kirchner).

Morales, por sua vez, representando a pobre Bolívia, espera que a meta da Unasul seja a "igualdade dos povos sul-americanos. A única meta é buscar a igualdade dos povos, chegar rapidamente à justiça social. Sigo pensando que a América do Sul é grande esperança não só para sul-americanos, mas para todo o mundo".

Bachelet também fez seu discurso colocando a justiça social como a questão mais importante numa região marcada pela concentração da riqueza: "A América do Sul e também países do Caribe e América Latina podem ser atores globais para tomar decisões. Um dos objetivos fundamentais da integração é dar melhores condições de vida ao nosso povo. A integração econômica não é o mais importante, mas o instrumento para alcançarmos melhores condições de vida para o nosso povo."

Nenhum comentário: