domingo, 20 de abril de 2008

Padre Lugo sai na frente na eleição no Paraguai

O ex-bispo Fernando Lugo, candidato da esquerda, lidera a apuração dos votos da eleição presidencial deste domingo no Paraguai.

Com 16% das urnas apuradas, o Padre Lugo, como ele é conhecido, tem 39% dos votos contra 32% para a ex-ministra da Educação Blanca Ovelar, candidata oficial do governo e do Partido Colorado, no poder desde 1947. Nos últimos dias, foram levantadas suspeitas de fraude, na expectativa de que os colorados tentariam fraudas o resultado das urnas.

Lugo lidera as pesquisas há muito tempo e pode se tornar presidente porque no Paraguai não há segundo. Na campanha, ele defendeu uma renegociação do Tratado de Itaipu para que seu país possa receber pela energia gerada pela usina hidrelétrica a preços de mercado.

O governo brasileiro rejeita o reajuste alegando que o Paraguai não leva em conta a dívida com a construção de Itaipu. Pelo tratado, o Paraguai, que usa apenas 6% da energia gerada pela hidrelétrica, só pode vender o excedente para o Brasil.

Único país do mundo onde o embaixador do Brasil é mais importante que o americano, como me disse um diplomata do Itamaraty, o Paraguai é extremamente dependente do Brasil. Além de Itaipu, o pobre país vizinho tem no comércio dos sacoleiros, os brasileiros que compram na Cidade do Leste, do outro lado da Foz do Iguaçu, outra importante fonte de renda.

Na agricultura, o Paraguai tornou-se um exportador de soja graças aos brasiguaios, agricultores brasileiros que compraram terras no país vizinho e ajudaram a desenvolver a agricultura paraguaia. Agora, temem a reforma agrária prometida pelo Padre Lugo.

Nenhum comentário: