sexta-feira, 25 de abril de 2008

CIA acusa Síria de comprar reator norte-coreano

Em sessão a portas fechadas, a Agência Central de Inteligência (CIA), o serviço de espionagem dos Estados Unidos, apresentou ontem ao Congresso supostas provas de que a Síria estava construindo uma instalação nuclear onde seria instalado um reator importado da Coréia do Norte. Israel destruiu a usina atômica com um bombardeio aéreo em 6 de setembro de 2007.

"Há muito tempo, estamos seriamente preocupados com o programa de armas nucleares da Coréia do Norte e a suas atividades na proliferação nuclear", declarou em nota a Casa Branca. "A cooperação nuclear clandestina da Coréia do Norte com a China é uma perigosa manifestação destas atividades."

O problema é que o governo George Walker Bush sabia disso há muito tempo, desde antes do ataque israelense. Por que só agora teria dado destaque à notícia?

Em parte, para pressionar a Coréia do Norte, que se nega a revelar toda a extensão de seu programa nuclear, como exigem os EUA com base no acordo para desativar o programa de armas atômicas norte-coreano.

Certamente é uma advertência ao Irã, que acaba de anunciar a instalação de mais 6 mil centrífugas nos seus centros de enriquecimento de urânio.

Mas o momento coincide com uma visita a Damasco do primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, com uma proposta de paz israelense à Síria. Tanto o primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, quanto o presidente sírio, Bachar Assad, mostraram nos últimos dias interesse em retomar as negociações de paz (veja abaixo).

Os falcões do governo Bush preferem a guerra.

Nenhum comentário: