domingo, 17 de fevereiro de 2008

Terrorista suicida mata 100 no Afeganistão

No pior atentado desde a queda do regime fundamentalista da milícia dos Talebã, em 2001, um terrorista suicida matou 100 pessoas em Candahar, no Afeganistão, um dos principais redutos dos talebã.

O governador da província de Candahar, Assadullah Khalid, declarou que o suicida detonou a carga explosiva durante uma rinha de cães nas ruas da cidade, o que era proibido peloo regime dos talebã.

2007 foi o ano mais violento na Afeganistão desde o início pelos Estados Unidos, em 7 de outubro de 2001, da Operação Liberdade Duradoura, para vingar os atentados terroristas de 11 de setembro daquele ano. Pelo menos 6,3 mil pessoas foram mortas no ano passado.

A rede terrorista Al Caeda (A Base), liderada pelo saudita Ossama ben Laden, tinha seus principais centros de treinamento em território afegão. Hoje, seus líderes estariam escondidos nos territórios tribais na fronteira do Norte do Paquistão com o Afeganistão.

Ben Laden chegou ao Afeganistão no início dos anos 90, como um dos enviados sauditas para lutar contra a intervenção da União Soviética no país, em 1979. Com o apoio da Agência Central de Inteligência (CIA), o serviço de espionagem dos Estados Unidos, ajudou a organizar os mujahedin (guerrilheiros muçulmanos) que fizeram do Afeganistão o Vietnã da URSS.

Antes da queda dos Talebã, não havia terrorismo suicida no Afeganistão. Hoje é uma tática de uso freqüente para combater as forças internacionais presentes no país.

Nenhum comentário: