domingo, 24 de fevereiro de 2008

Socialistas abrem vantagem na Espanha

Com o início da campanha para as eleições parlamentares de 9 de março, o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), do primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero, abriu uma vantagem de 3,7 pontos sobre o conservador Partido Popular (PP), liderado por Mariano Rajoy.

Hoje, apesar da crise econômica, os socialistas teriam 42,3% votos contra 37,6% para o PP, indica pesquisa para o jornal espanhol El País.

Amanhã haverá o primeiro debate eleitoral na televisão espanhola em 15 anos. Cerca de 45% acreditam que Rodríguez Zapatero baterá Rajoy no debate, mas 80% declararam que náo pretendem mudar de voto com o debate.

O PSOE voltou ao poder graças à maneira equivocada como o governo conservador José María Aznar reagiu aos atentados terroristas de 11 de março de 2004, que mataram 191 pessoas em Madri três dias antes das eleições.

Na noite do mesmo dia, surgiram indícios claros de que se tratava de uma ação de extremistas muçulmanos com a marca registrada da rede terrorista Al Caeda: ataques simultâneos com grande número de vítimas. O objetivo era castigar a Espanha por participar da guerra no Iraque.

Diante da insistência do governo em culpar o grupo separatista basco ETA (Euskadi ta Askatasuna, Pátria Basca e Liberdade), a população se mobilizou em dois dias, com amplo uso de novas tecnologias como a Internet e o telefone celular, e derrotou o governo mentiroso. O PSOE teve uma vitória inesperada.

Veja mais dados da pesquisa e as perspectivas para as eleições no jornal El País.

Nenhum comentário: