sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Putin ameaça apontar mísseis para a Europa

Na sua última entrevista como presidente da Rússia, Vladimir Putin ameaçou apontar mísseis nucleares para a Europa, se a Polônia instalar interceptadores e a República Tcheca estações de radar do programa americano de defesa antimísseis Guerra nas Estrelas.

Putin disse que a Constituição o impede de tentar um terceiro mandato, mas gostaria de ser primeiro-ministro de Dimitri Medvedev, o candidato oficial do Kremlin à eleição presidencial de março deste ano. Já tem mais de 80% de apoio popular. Está eleito. Na Rússia, ganha sempre o candidato do Kremlin.

"Vou continuar servindo enquanto puder", disse Putin, confirmando o que todos desconfiavam. Vai se aferrar ao poder

A Rússia não tem problemas com os países vizinhos, declarou o presidente, embora um dos objetivos centrais de seus governos tenha sido reafirmar o poder imperial russo, tanto em símbolos como na forma de governo autoritária e centralizadora, cruel com os inimigos, tratando a oposição política como inimigo, envenenando dissidentes no exterior...

De certa forma, Putin se nutre dessa Guerra Fria de papel, que pode render manchetes e votos mas não altera fundamentalmente as relações internacionais.

Nenhum comentário: