sábado, 26 de janeiro de 2008

Terroristas podem tomar países, adverte Karzai

Se não houver maiores esforços para conter o extremismo, especialmente no vizinho Paquistão, o Afeganistão corre o risco de cair mais uma vez em poder dos terroristas, advertiu na sexta-feira, 25 de janeiro, o presidente afegão, Hamid Karzai.

"Entendo que é preciso fazer um esforço maior e mais robusto, concentrado no objetivo certo", disse Karzai em entrevista à rede de televisão americana CNN durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

"A luta contra o terrorismo não é só no Afeganistão", acrescentou. "Uma pequena parte pode ser no Afeganistão, mas a maior parte é nos refúgios onde os terroristas são treinados e motivados. É lá que precisamos ir e, se não fizermos isso, este ciclo vicioso vai continuar".

Esses refúgios ficam em zonas tribais na fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão. Nos últimos dias, os Estados Unidos ofereceram tropas para ajudar o Paquistão no combate ao terrorismo.

O governo paquistanês reluta em aceitar porque seria extremamente impopular. Já os EUA temem desestabilizar ainda mais o único país muçulmano com armas nucleares.

Nenhum comentário: