quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Israel mata 19 palestinos na Faixa de Gaza

As forças de Israel mataram 19 palestinos na terça-feira na Faixa de Gaza, sendo três civis e o filho de um ex-ministro do Exterior palestino, um dia depois do reinício das negociações de paz entre o governo israelense e a Autoridade Nacional Palestina.

No dia mais violento no conflito israelo-palestino em mais de um ano, a vítima mais conhecida era o filho do ex-chanceler Mahmoud Zahar. Mas Israel afirma ter morto um importante líder do grupo terrorista Jihad Islâmica para a Libertação da Plaestina.

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, deplorou o "massacre": "O que houve foi um massacre. Esses massacres não trarão a paz".

Com tanques e helicópteros, Israel fez uma incursão na Faixa de Gaza para atacar extremistas do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) e da Jihad Islâmica para a Libertação da Palestina, que disparam foguetes da região, controlada pelo Hamas, contra o território palestino.

Hussam Zahar, de 24 anos, foi um dos guerrilheiros que reagiu à invasão israelense.

Mais de 115 palestinos foram mortos por ataques de Israel contra a Faixa de Gaza desde que israelenses e palestinos relançaram o processo de paz numa conferência internacional em novembro de 2007 em Anápolis, Maryland, nos Estados Unidos.

Nenhum comentário: