quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Homem-bomba mata vice-governador afegão

Um terrorista suicida matou nesta quinta-feira o vice-governador da província de Helmand, no Sul do Afeganistão, uma das principais áreas de atividades da milícia fundamentalista dos Talebã, e pelo menos mais cinco pessoas. Outras 18 saíram feridas.

O vice-governador Pir Mohammad fazia suas orações numa mesquita que fica diante da sede governo em Lachkar Gah, a capital da província. "Quando as pessoas se levantaram para rezar, o homem-bomba se aproximou do governador e detonou os explosivos", contou Nissar Ahmad Barakzai, subsecretário provincial de Saúde.

Mais cedo, houve outro atentado terrorista suicida em Cabul, a capital do Afeganistão. O alvo era um ônibus com soldados do Exército. Um civil morreu e outros quatro foram feridos.

As ações terroristas ocorrem no momento em que dois novos estudos alertam que o Afeganistão corre sério risco de voltar a ser um Estado falido e um antro de terroristas, se a sociedade internacional não realizar esforós efetivos para ganhar a guerra e promover o desenvolvimento do país.

Recentemente, o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, acusou os aliados europeus da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) de não estarem preparados para travar uma guerra de contra-insurgência.

Até outubro de 2001, o regime fundamentalista dos Talebã abrigava a rede terrorista Al Caeda, responsável pelos atentados de 11 de setembro daquele ano nos EUA, os piores da história.

Nenhum comentário: