sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Bush propõe pacote de US$ 145 bi contra crise

O presidente dos Estados Unidos, George Walker Bush, propôs nesta sexta-feira, 18 de dezembro, reduções de impostos no valor de US$ 145 bilhões, entre outras medidas para evitar uma recessão na maior economia do mundo.

A proposta final ainda precisa ser acertada com o Congresso.

O Partido Democrata defende uma ajuda direta aos mutuários que não foram capazes de honrar as prestações da casa própria, causando a crise de crédito hipotecário. Eles correm o risco de perder suas casas. Mais conservador, o Partido Republicano prefere cortes de impostos.

Bush está propondo isenções para empresas e restituição para pessoas físicas.

Depois de dias de forte queda, as bolsas de valores registraram alguma recuperação hoje, com os investidores aproveitando para comprar barganhas. Mas o mercado não se impressionou muito.

A lógica da proposta de Bush é que os americanos receberão cheques pelo correio com devolução do imposto de renda, usarão esse dinheiro para o consumo e assim não haverá recessão.

Em um ano eleitoral, a idéia de mandar cheques pelo correio aos contribuintes recebeu o apoio dos dois grandes partidos.

O problema, na visão dos economistas, é que a crise de crédito hipotecário atingiu sobretudo os bancos e as instituições financeiras. Se não houver medidas específicas para sanear este setor, a crise não acaba.

Leia mais no jornal americano The Washington Post deste sábado.

Nenhum comentário: