segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Irã faz contrato de US$ 2 bilhões com a China

Em um sinal claro às empresas ocidentais de que podem perder negócios lucrativos, o Irã assinou no domingo, 9 de dezembro de 2007,um contrato de petróleo no valor US$ 2 bilhões com a companhia chinesa Sinopec, ignorando as sanções impostas pelos Estados Unidos e a Europa.

"Se outros países interessados em investir em gás e petróleo hesitarem, perderão oportunidades", advertiu o ministro do Petróleo iraniano, Gholam-Hossein Nozari.

O contrato, um dos maiores já assinados por Teerã e o primeiro com uma empresa da China, visa a desenvolver o gigantesco campo de petróleo de Iadavarã, no Sudoeste do Irã. Ele tem sozinho de 12 a 18 bilhões de barris.

Apesar de ter a segunda maior reserva de gás e petróleo, o Irã tem problemas para atrair os investimentos necessários para explorá-las.

Diante da ameaça de sanções internacionais contra o programa nuclear iraniano, o governo de Teerã não assinou nenhum contrato com companhias estrangeiras do setor. Um esquema de recompra, pelo qual os investidores devem devolver os campos depois que eles entrem em operação, é outro desestímulo.

Nenhum comentário: