sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Filhos a Ingrid Betancourt: tenha vontade de viver


Os filhos da ex-candidata à Presidência da Colômbia Ingrid Betancourt, seqüestrada há cinco anos pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) fizeram um apelo à mãe para que tenha "vontade de viver".

Mélanie et Lorenzo Delloye gravaram na sexta-feira, 7 de dezembro, na Rádio France Internationale, mensagens em espanhol para sua mãe, refém das FARC na selva colombiana. Eles manifestaram preocupação com a saúde da mãe, que admitiu em carta não ter apetite e não conseguir se alimentar, tamanho é seu desespero.

Lorenzo, de 19 anos, falou de sua vida como um jovem adulto. Quando a mãe o deixou, estava entrando na adolescência. A filha insistiu numa mobilização internacional.

"Mamãe", disse o jovem, quero te dizer primeiro que te amo com todo o meu coração. As palavras não são suficientes para te dizer como sinto tua falta. (...) És uma mãe fantástica. Esteja certa de que não passo um dia sem pensar em ti.

"Agora sou estudante da Sorbonne, bem... às vezes, porque há greves. Adoro tocar violão. Tenho 1,78m, a mesma altura do papai. (...)

"Não sei nem por onde começar de tantas coisas que tenho para te contar...

"Durante minhas férias de verão, estive na Córsega, onde fiz grandes caminhadas com um amigo. Foi incrível. As pessoas eram muito gentis, mesmo quando dormíamos nos seus jardins sem autorização. Fiz quatro músicas com um grupo, na verdade quase um ex-grupo. São de boa qualidade. Gravamos num estúdio de verdade, como se fosse para um disco.

"Tenho tantas outras coisas para te contar. (...) Quero te dizer que preciso de ti, que és a mãe mais forte de todas e que te amo de todo o coração.

"Estudo direito e economia, é muito mais difícil do que eu pensava, tenho de trabalhar muito. A boa novidade é que moro no apartamento que te agradava tanto. Espero que te lembres. (...)

"Mamãe, tu queres me ver vivo e eu quero que tu vivas. Quero que comas o melhor possível e que tenhas vontade de viver. Vou te mandar mensagens nas segundas, quartas e sextas-feiras pela Rádio France Internationale e outras rádios. Sinto muito tua falta. Te amo."

Sua irmã foi igualmente carinhosa: "Mamãe, tu sabes, estás todo o tempo no meu coração. Espero que cuides de ti, que comas bem, é muito importante, mamãe, temos muita necessidade de ti".

Em seguida, Mélanie comenta o apelo do presidente da França, Nicolas Sarkozy, para que o comandante das FARC, Manuel Marulanda, entenda que a vida de Ingrid Betancourt está em risco.

"As coisas estão se mexendo. Ontem, fiz uma declaração à TFI, outra para a Itália, outra para o Chile, tudo para te dizer que através do mundo as pessoas se mobilizam pelos reféns na Colômbia. A mensagem do presidente Sarkozy foi tão forte que as FARC não podem ficar indiferentes. Sua mensagem merece uma resposta do comandante Marulanda. Assim esperamos. (...)

"Seja forte no teu coração, faça isso por nós. (...) Estás comigo em que o que faço.

"O que gostaria de te dizer também é que amanhão Loli [Lorenzo] e Babon [filho do primeiro casamento de Fabrice Delloye] vem a Nova Iorque. Vão nos entrevistar, os três. (...) No sábado, vamos te enviar uma mensagem conjunta. Assim, saberás que teus filhos estão a teu lado para aumentar tuas forças e energias, para te dar coragem para sair daí, mamãe. Coragem, mamãe! Se quiseres, mamãe, coragem porque vais voltar para casa. (...)

"É mais importante para mim que guardes tuas forças, o tempo se acelera para que possas voltar o mais rapidamente possível. (...)

"A todos os reféns, que se cuidem e sejam fortes! (...) Tu és a melhor mamãe do monde, bastante força, cuida de ti. Te amo."

Nenhum comentário: