sábado, 15 de dezembro de 2007

Cristina Kirchner acusa os EUA

A presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, denunciou uma suposta conspiração americana para justificar a notícia de que os US$ 790 mil apreendidos em outubro num aeroporto de Buenos Aires na maleta de um empresário venezuelana seria dinheiro para sua campanha.

Na época, o então presidente, Néstor Kirchner, para se desvincular do dinheiro, sugeriu que seria uma ajuda indevida do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, para grupos bolivaristas argentinos. Chávez, por sua vez, botou a culpa no "império", palavra que usa para falar dos EUA.

Mas a prisão, em Miami, de pessoas ligadas ao caso, levou os EUA a anunciarem que o dinheiro iria para a campanha presidencial de Cristina.

Agora, ela desenterra uma retórica antiimperialista para botar a culpa nos gringos. Por quê, então, o governo de seu marido nada fez para impedir a saída do empresário venezuelano Guido Alejandro Antonini Wilson? Por que o dinheiro entrou no país num pequeno avião fretado pela companhia estatal de petróleo argentina, Enarsa, transportando diretores desta empresa e da estatal Petroleos de Venezuela S. A. (PdVSA)?

Cristina começa tentando esconder o que está na cara, um velho vício do populismo latino-americano.

Nenhum comentário: