sábado, 1 de dezembro de 2007

Chávez ameaça não vender petróleo aos EUA

No encerramento da campanha para o referendo constitucional de amanhã, que lhe dá poderes ditatoriais, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ameaçou suspender as exportações de petróleo para os Estados Unidos.

"Se o sim ganhar no domingo e a oligarquia venezuelana, fazendo o jogo do império, vier com histórias de fraude", advertiu o caudilho, a venda de petróleo para os EUA será suspensa na segunda-feira.

No seu discurso, Chávez atacou ainda o rei da Espanha e o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, seus mais recentes desafetos, a rede de televisão americana CNN e o presidente George Walker Bush.

"Não estamos, na realidade, enfrentando esses peões do imperialismo", declarou Chávez, falando da oposição venezuelana. "Nosso verdadeira inimigo é o império norte-americano. Vamos dar outro nocaute em Bush".

Para polarizar ainda mais a Venezuela, acusou seus inimigos de traição à pátria: "Quem vota sim, vota em Chávez. Um voto pelo não é um voto para George W. Bush."

Chávez ameaçou ainda estatizar os bancos espanhóis, se o rei Juan Carlos não pedir desculpas por ter lhe mandado calar a boca no encerramento da Cúpula Ibero-Americana, no mês passado.

O caudilho ameaçou ainda cassar a televisão independente Globovisión e expulsar os jornalistas da rede de TV americana CNN: "Se um algum canal de televisão estrangeiro vier para a Venezuela participar de uma operação do imperialismo contra a Venezuela, seus repórteres serão expulsos do país, eles não serão autorizados a trabalhar aqui", advertiu Chávez.

"Pessoal da CNN, ouça bem! Isso é só uma advertência", ameaçou o líder venezuelano.

Segundo as últimas pesquisas, o resultado será apertado.

Se vencer, Chávez terá poderes virtualmente ditatoriais, como reeleição sem limites, controle absoluto sobre o banco central, direito de decretar estado de emergência e suspender a liberdade de imprensa, de criar e extinguir cidades, províncias e departamentos.

Nenhum comentário: