terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Bruno Tertrais: "O informe não diz que o programa nuclear do Irã não tem objetivos militares"

O Irã não suspendeu seu programa nuclear, apenas uma parte cladestina que estava sob controle militar, declara o professor Bruno Tertrais, especialista francês em terrorismo e Oriente Médio, ao comentar a Estimativa Nacional de Inteligência, divulgada ontem pelo governo dos Estados Unidos.

Em entrevista ao jornal francês Le Monde, Tertrais, diretor de pesquisas da Fundação de Pesquisas Estratégicas da França, comenta que o enriquecimento de urânio continua e que se trata de uma tecnologia com uso duplo: civil e militar. "O documento diz claramente que o Irã mantém a opção militar, a possibilidade de fazer a bomba rapidamente, se assim decidir".

Para o professor, é impressionante como os serviços secretos americanos querem afirmar sua independência em relação aos falcões do governo Bush, como o vice-presidente Dick Cheney, principal defensor de uma ação militar contra o programa nuclear iraniano.

Outra conclusão do especialista francês é que os serviços secretos americanos têm boas fontes dentro da máquina estatal do Irã, o que não tinha no Iraque.

Nenhum comentário: