terça-feira, 20 de novembro de 2007

Polônia quer defesa antiaérea americana

A instalação de parte do sistema de defesa antimísseis dos Estados Unidos na Polônia deve ser acompanhada de baterias antiaéreas para defender o espaço aéreo polonês, exigiu hoje o novo ministro da Defesa, Bogdan Klich.

O escudo de defesa antimísseis dos EUA, também conhecido como programa Guerra nas Estrelas 2, prevê a implantação de uma base na Polônia com 10 interceptadores de mísseis.

Como o projeto enfrenta forte oposição da Rússia, que ameaça instalar mísseis na Bielorrússia em retaliação, Klich entende que a Polônia terá de fazer "uma nova tentativa de equilibrar custos e benefícios.

Essa postura reflete a promessa de campanha do novo primeiro-ministro liberal, Donald Tusk, mais europeísta e mais independente em relação aos EUA.

Além dos interceptadores na Polônia, o escudo antimísseis americano prevê a instalação de uma estação de radar na República Tcheca. Em retaliação, a Duma do Estado, Câmara do Parlamento da Rússia, denunciou o Tratado sobre Forças Convencionais na Europa, de 1990, um dos marcos do fim da Guerra Fria.

Nenhum comentário: