terça-feira, 27 de novembro de 2007

Periferia de Paris está em chamas

Pela segunda noite consecutiva, manifestantes dos subúrbios da periferia norte da Grande Paris enfrentaram a polícia em protesto pela morte de dois adolescentes no domingo à noite numa colisão entre a motocicleta em que andavam e um carro da polícia, na cidade-satélite de Villiers-le-Bel.

Os moradores acusaram os policiais de fugir do local sem prestar socorro às vítimas.

Desde então, os confrontos se espalharam por seis cidades do departamento de Val-d'Oise (Villiers-le-Bel, Sarcelles, Garges-lès-Gonesse, Cergy, Ermont e Goussainville). Pelo menos 50 policiais foram feridos e 60 carros incendiados, assim como uma delegacia de polícia, uma biblioteca e uma revendedora de automóveis.

As cenas lembram os violentos protestos de dois anos atrás, quando dois jovens de origem norte-africana morreram eletrocutados em Clichy-sous-Bois ao fugir da polícia. Na época, o então ministro do Interior, Nicolas Sarkozy, chamou os manifestantes de "escória", piorando ainda mais a situação.

Em 2005, milhares de carros foram incendiados em dias de protesto contra o desemprego e a discriminação. Mas a onda de protestos não atingiu Villiers-le-Bel naquela época.

Agora, como presidente, em nota oficial do Palácio do Eliseu, Sarkozy pediu calma, apelando aos manifestantes para que "esfriem a cabeça e deixem a Justiça decidir quem foi responsável".

Nenhum comentário: