terça-feira, 27 de novembro de 2007

Musharraf deixa Exército do Paquistão amanhã

O ditador do Paquistão, general Pervez Musharraf, deixa nesta quarta-feira o comando do Exército e na quinta-feira, já como civil, deve ser empossado para um terceiro mandato como presidente, anunciou ontem seu porta-voz, Rashid Qureshi.

Musharraf chegou ao poder em 1999, num golpe de Estado contra o primeiro-ministro Nawaz Sharif, que tentara destituí-lo. Como presidente, continuará sendo o comandante supremo das Forças Armadas, a instituição que manda no Paquistão.

Sharif, líder da Liga Muçulmano, um partido islamita moderado, promete liderar uma onda de manifestações de protesto contra o ditador e ameaça boicotar as eleições de 8 de janeiro, se Musharraf não suspender o estado de emergência impostoo em 3 de novembro.

Com medo de uma crise ainda pior no único país muçulmano com armas nucleares, os Estados Unidos articularam um entendimento da principal líder da oposição, a ex-primeira-ministra Benazir Bhutto, do Partido Popular Paquistanês, com o general Musharraf.

A proposta era manter o ditador na Presidência, dando a chefia do governo a Benazir. Mas a decretação de estado de emergência impediu um acordo.

Nenhum comentário: