segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Europa pressionam a China

Durante visita de três dias à China, depois de fechar muitos negócios, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, pressionou o governo chinês a valorizar sua moeda.

O dólar está caindo no mundo inteiro. Quem paga a maior parte do preço deste ajuste é a moeda comum européia, o euro, enquanto os países asiáticos, que têm grandes saldos comerciais nos negócios com os Estados Unidos, manipulam as cotações de suas moedas para manter sua competitividade industrial.

Mas o governo chinês declarou que vai continuar a reforma "gradual" de sua política cambial, ou seja, uma política de minidesvalorizações do iuã que não reflete o aumento espetacular do saldo comercial da China.

Já o comissário europeu de Comércio Exterior, o inglês Peter Mandelson, que já ameaçou diversas vezes impor tarifas de importação para dificultar a importação de produtos chineses, denuncia agora os problemas de qualidade e segurança apresentados por bens fabricados na China. Afirma que a reputação da indústria chinesa está sob risco.

Nenhum comentário: