quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Chávez rompe com Colômbia de Uribe

Depois de um intenso tiroteio verbal nos últimos sete dias, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou ontem o rompimento total de relações com a Colômbia enquanto seu presidente for Álvaro Uribe.

O estopim do conflito foi o anúncio de Uribe, na quinta-feira passada, de que estava suspendendo a mediação de Chávez para libertar reféns seqüestrados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

A quatro dias de um referendo sobre uma profunda reforma constitucional que lhe dá superpoderes mas que corre o risco de ser rejeitada, Chávez apelou para seu radicalismo verbal, acirrando um conflito que cria mais um inimigo externo para tentar fazer os venezuelanos cerrar fileiras com seu presidente.

É mais uma briga que o caudilho venezuelano compra na América Latina, depois de afrontar os presidentes do Peru, Alan García; do México, Felipe Calderón; e do Chile, Michelle Bachelet; além do atual e do ex-primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero e José María Aznar, e do rei Juan Carlos I.

Mais cedo ou mais tarde, o Brasil, como potência regional em ascensão, terá de mediar este conflito.

Nenhum comentário: