quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Ordens de bens duráveis caem nos EUA

Pelo segundo mês consecutivo, em setembro, as encomendas de produtos industriais duráveis caíram nos Estados Unidos além da expectativa do mercado, anunciou hoje o Departamento do Comércio. A queda nas encomendas do setor de defesa superou a demanda por bens de capital.

Ao todo, as encomendas de bens duráveis foram 1,7% menores em agosto, depois de uma baixa de 5,3% em setembro. Os analistas de mercado previam uma queda de 1,1%.

Os detalhes do relatório revelam dados mais encorajadores. As ordens de bens capital cresceram 0,4%, com forte demanda de máquinas industriais. Já as ordens do setor de defesa foram 39% menores. Excluindo-as os pedidos de bens duráveis à indústria aumentaram 0,7%.

"São ganhos modestos, comentou Stephen Gallagher, economista do banco francês Société Générale. "Mas num ambiente em que as empresas estão preocupadas com a perspectiva econômica e um possível aperto de crédito, ainda vemos um aumento de ordens do setor privado. Esses números não alteram muito a expectativa de um crescimento de 3% a 3,3% no terceiro semestre, o que será anunciado na próxima semana."

Confira aqui o relatório completo do Departamento do Comércio dos EUA.

Nenhum comentário: