quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Bush recebe Dalai Lama e irrita China

O 14º Dalai Lama, Tenzin Gyatso, líder espiritual do Tibete, ocupado pela China desde 1950, recebeu hoje a mais alta condecoração do Congresso dos Estados Unidos, na presença do presidente George Walker Bush.

A visita do Dalai Lama a Washington coincide com o 17º Congresso do Partido Comunista Chinês. Isso irritou ainda mais o governo da China, que protestou, considerando uma intervenção indevida nos assuntos interno chines.

Historicamente, o Tibete pertencia ao Império Chinês. Com a queda da dinastia Qing, em 1911, e a proclamação da república por Sun Yat Sen, em 1912, o Tibete se tornou independente.

Essa situação mudou depois da vitória da revolução comunista liderada por Mao Tsé Tung, em 1 de outubro de 1949. O regime comunista tinha como projeto resgatar o orgulho nacional de um país que era conhecido na Ásia como o Império do Centro e fora humilhado pelo imperialismo britânico nas Guerras do Ópio (1839-42).

Em 1950, os comunistas ocuparam o Tibete, retomando um país que consideravam parte histórica da China. O Dalai Lama fugiu para a Índia em 1959, onde formou uma espécie de governo no exílio. Desde então, faz campanha pela autonomia do Tibete.

Um comentário:

Mariana Moreno disse...

Ótimo post.

Bj