segunda-feira, 10 de setembro de 2007

"UE precisa estratégia comum ante desafio russo"

A União Européia precisa articular uma estratégia comum diante dos desafios da Rússia, declarou em Madri o ministro do Exterior britânico, David Miliband.

Entre as questões, está a chantagem energética que o Kremlin faz, sobretudo com os países da antiga União Soviética, e as ameaças russa de abandonar o Tratado sobre Forças Convencionais na Europa, de 1990, e de reinstalar mísseis nucleares de médio alcance apontados para a Europa, se os Estados Unidos instalarem o escudo antimísseis do Programa Guerra nas Estrelas 2.

Mal assumiu o cargo, o jovem Miliband, de 41 anos, principal herdeiro do blairismo no Partido Trabalhista do Reino Unido, teve de encarar o urso russo. O governo Vladimir Putin nega-se a extraditar Andrei Lugovoi, suspeito de matar o ex-agente secreto Alexander Litvinenko, em novembro do ano passado, em Londres, envenenando-o com polônio-210, um elemento radioativo.

"A Rússia está testando a UE", afirmou o ministro britânico. Na sua opinião, a única resposta possível é a adoção de "uma estratégia conjunta. Ele defendeu ainda o ingresso da Turquia na UE".

Nenhum comentário: