sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Strauss-Kahn é escolhido para dirigir o FMI

O ex-ministro das Finanças da França Dominique Strauss-Kahn foi oficialmente escolhido hoje para substituir no final do mês o atual diretor-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), o ex-ministro das Finanças da Espanha Rodrigo Rato. Seu desafio será adaptar o FMI ao mundo globalizado.

Hoje, com países da América Latina como Brasil e Argentina pagando suas dívidas antecipadamente, o FMI tem poucos clientes e os países-membros da Ásia, África e América Latina não entendem a regra não-escrita que estabelece que o diretor-geral será sempre europeu, cando aos americanos a presidência do Banco Mundial, um acordo feito quando essas instituições foram criadas, no fim da Segunda Guerra Mundial.

A reforma do FMI deve começar por aí. O direito de voto também deve ser reexaminado. Mesmo que os EUA detenham oficialmente apenas 18% das cotas do Fundo, ele é considerado por muitos um instrumento da política econômica externa americana.

Strauss-Kahn, que se apresentava como candidato a liderar a renovação do Partido Socialista francês, depois de perder a candidatura presidencial para Ségolène Royal, foi indicado para o cargo pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy, que afastou assim um inimigo em potencial.

Nenhum comentário: