terça-feira, 11 de setembro de 2007

Paquistão impede volta de ex-primeiro-ministro

Os militares do Paquistão impediram a entrada no país do ex-primeiro-ministro Nawaz Sharif, deposto em 1999 pelo atual presidente, general Pervez Musharraf. Sharif, que estava exilado na Inglaterra, ficou retido no aeroporto durante quatro horas, negou-se a entregar seu passaporte e foi expulso para a Arábia Saudita.

2 comentários:

Antônio disse...

Da ONU à morte da cosmeticista, passando pelos direitos humanos, sua coluna de hoje mostra a efervescência do mundo atual. É uma agitação tão grande que fica compreensível a dificuldade de se construir um mundo humano, onde cada um tenha o respeito e os direitos que merece. Isso parece ser coisa para muitos séculos ainda. Acredito que o mais importante a ser resolvido, ontem, é a desmitificação dos líderes mundiais e nacionais. Kennedy morreu e, depois, viu-se o ser humano por trás da lenda criada pela propaganda. Foi o último. Hoje, os líderes (não por qualidades, mas por posição política) são de fazer chorar. Já não conseguem criar a imagem que seus antecessores produziram. Revelam com clareza seus interesses menores e não enganam ninguém. Este, acho, é o principal problema a ser resolvido. Ainda bem que há lutadores agindo abertamente ou no anonimato para solucionar os problemas. Não vai ser fácil, corremos o risco de destruir o mundo (veja a loucura de os EUA bombardearem o Irã), mas já estivemos à beira da ruína e escapamos. Vamos ver o que acontece. Parabéns pelas qualidades de seu trabalho. Seu blog faz parte.

Nelson Franco Jobim disse...

Obrigado. A realidade é que enfrentamos o desafio de democratizar a sociedade internacional, já que as grandes decisões se dão hoje em escala planetária.

Os Estados Nacionais são importantes porque ainda são os principais mediadores de nossa presença no mundo. Mas a questão internacional está no centro de tudo o que se faz hoje, do preço de gasolina e do pão ao futuro do emprego e da aposentadoria.

É importante tentar entender como o mundo funciona para lutar por mudanças e para aproveitar as oportunidades. Volte sempre.