segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Iraque expulsa empresa de segurança americana

Depois de um tiroteio em Bagdá em que oito civis inocentes foram mortos no domingo, o governo do Iraque decretou a expulsão, nesta segunda-feira, da empresa de segurança americana Blackwater USA, descrita por um repórter investigativo como "o mais poderoso exército mercenário do mundo". A secretária de Estado, Condoleezza Rice, concordou em abrir inquérito sobre a atuação da companhia.

Os cerca de mil agentes que a Blackwater mantém no Iraque ganharam a fama de atirar primeiro e nem sequer se preocupar em fazer perguntas depois, enquanto protegiam funcionários, instalações e equipamentos de outras companhias e até do governo dos Estados Unidos no Iraque.

A Blackwater foi criada há 10 anos no estado da Carolina do Norte por Erik Prince, filho de multimilionário e ex-comando da tropa de elite da Marinha conhecida como SEAL (foca, em inglês). Segundo o jornalista americano James Scahill, que a considera "o mais poderoso exército mercenário do mundo", a empresa tem "mais de 2,3 mil soldados privados estacionados em nove países, inclusive nos EUA".

Esse verdadeiro exército privado, a face quase sempre oculta da privatização da guerra, chegou no Iraque no rastro da invasão americana. Foi contratado pelo procônsul americano, Lewis Paul Bremer, governador militar do país até a transferência de poder a um governo de iraquianos, em junho de 2004.

Nenhum comentário: