quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Ator encosta em Giuliani na corrida à Casa Branca

Mal entrou na corrida à Casa Branca na luta pela candidatura do Partido Republicano em 2008, o ator e ex-senador Fred Thompson já encostou no ex-prefeito de Nova Iorque, Rudolph Giuliani, que ganhou estatura presidencial ao coordenar as operações de socorro em Nova Iorque em 11 de setembro de 2001.

Em pesquisa divulgada nesta terça-feira pela rede de televisão americana CNN, Giuliani tinha apenas um ponto percentual de vantagem contra Thompson: 28% contra 27%. A margem de erro é de mais ou menos 2,5 pontos percentuais.

No mês passado, Giuliani liderava com 29% contra 22% para Thompson, que ainda não anunciara oficialmente sua candidatura.

"Thompson leva vantagem entre os republicanos evangélicos e especialmente entre os sulistas. Foi onde ele teve seus maiores ganhos", comentou Bill Schneider, analista político da TV.

O problema de Giuliani é que, como ex-prefeito de Nova Iorque, ele é liberal demais politicamente para o Partido Republicano: é a favor da união homossexual, já se deixou fotografar como drag queen, é a favor do aborto. Vai contra o eleitorado de sua próprio partido.

Além disso, os policiais e bombeiros de Nova Iorque tiraram um tanto da aura de herói conquista por Giuliani em 11 de setembro. Seus colegas entraram no World Trade Center, em 2001, com o mesmo equipamento usado para enfrentar o primeiro atentado contra as torres gêmeas, em 1993. Se pudessem se comunicar, pelo menos mais alguns talvez pudessem ter escapado do desabamento das torres.

Leia mais no site da CNN.

Nenhum comentário: