domingo, 26 de agosto de 2007

Jornalistas defendem liberdade de ação em Gaza

Mais de 100 jornalistas participaram de uma manifestação pela liberdade de imprensa neste domingo, sentando-se diante da sede do Sindicato dos Jornalistas na cidade de Gaza. Há dois dias, milicianos do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), que assumiu em junho o controle da Faixa de Gaza, irromperam violentamente um comício de seu adversário político, a Fatah, e prenderam quatro jornalistas.

"Sim à liberdade de imprensa", "Não à prisão de jornalistas" e "Deixem os jornalistas fora da política", diziam alguns dos cartazes de protesto.

Em nota oficial, a Associação da Imprensa Estrangeira (AIE), com sede em Jerusalém, fez um apelo "às autoridades competentes em Gaza para que permitam o funcionamento adequado de uma imprensa livre. Não há qualquer desculpa para qualquer tentativa de limitar esta liberdade."

Na sexta-feira, três cinegrafistas e um fotógrafo foram detidos brevemente por reportar um comício da Fatah (Luta), partido do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

A AIE declarou que "gostaria de protestar, nos termos mais fortes possíveis, contra o constrangimento violento de jornalistas cobrindo os acontecimentos em Gaza na sexta-feira. Durante o trabalho legítimo de sua cobertura, diversos colegas foram fisicamente intimidados por membros das forças de segurança do Hamas. Este tipo de violação perigosa dos direitos de jornalistas profissionais no cumprimento de suas obrigações é inaceitável."

Nenhum comentário: