quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Guarda Revolucionária do Irã será declarada terrorista pelos EUA

A Guarda Revolucionária do Irã, tropa de elite da República Islâmica, com 125 mil homens, será declarada uma "organização terrorista global" pelo governo dos Estados Unidos, o que permitirá atacar suas finanças e operações, revelou na quarta-feira o jornal The Washington Post.

O governo George Walker Bush decidiu tomar esta medida diante do que descreve como crescente envolvimento do Irã no Iraque e no Afeganistão, e seu apoio a grupos extremistas em todo o Oriente Médio.

Pela proposta, a Guarda será enquadrada na Ordem Executiva (decreto) 13.224, assinado por George W. duas semanas após os atentados de 11 de setembro. Autoriza os EUA a identificar indivíduos, empresas, instituições beneficentes e grupos extremistas engajados em atividades terroristas.

A Guerra Revolucionária do Irã seria a primeira organização militar incluída na lista, onde predominam as típicas organizações terroristas não-governamentais.

O decreto de Bush autoriza a congelar os bens dos terroristas e impedir suas operações e as de empresas que "dêem apoio, prestem serviços ou dêem assistência a terroristas ou se associe a eles sob qualquer outra forma".

Leia mais no Washington Post.

Nenhum comentário: