quarta-feira, 22 de agosto de 2007

FARC entram em contato com Chávez

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) entraram em contato com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, horas depois que este propôs uma troca de prisioneiros com o governo colombiano por razões humanitárias. O governo Chávez não confirmou a notícia, publicada no jornal venezuelano El Universal.

O porta-voz das FARC, Raúl Reyes, teria enviado a mensagem a uma pessoa próxima do dirigente venezuelano. Há possibilidade de que Chávez se encontre com o líder guerrilheiro, depois de se reunir com o presidente colombiano, Álvaro Uribe, em 31 de agosto, em Bogotá.

Anteontem, Chávez pediu tanto a Uribe quanto às FARC que "facilitem" seu trabalho de "observador", que na verdade parece mais mediador. Imediatamente, o maior grupo guerrilheiro colombiano respondeu ao comandante Chávez.

As FARC mantêm milhares de pessoas reféns, inclusive uma candidata a presidente, Ingrid Betancourt, seqüestrada há mais de quatro anos.

Leia a íntegra da notícia de El Universal e, no mesmo jornal, uma entrevista dada em Havana pelo comandante do outro grande grupo guerrilheiro da Colômbia, o Exército de Libertação Nacional (ELN), Pablo Beltrán.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.