terça-feira, 21 de agosto de 2007

Americanos preocupam-se mais com terrorismo

Seis anos depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, só 29% dos americanos acreditam que os Estados Unidos estão ganhando a guerra contra os terroristas muçulmanos que os atacaram. É o menor índice desde os atentados.

O agravamento das sangrentas guerras no Iraque e no Afeganistão, os atentados terroristas do Reino Unido à Somália, tornam o mundo mais inseguro para os americanos. A campanha para as eleições presidenciais de 2008 gira em torno de como enfrentar essas ameaças.

Mais de 60% dos americanos não temem um ataque terrorista iminente. Mais de 60% entendem que a invasão do Iraque era desnecessária.

Para fazer uma avaliação mais precisa, a revista Foreign Policy fez uma pesquisa com 100 especialistas, inclusive altos assessores da Casa Branca, do Departamento de Estado e do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, altos comandantes militares, profissionais de inteligência e acadêmicos de prestígio.

Entre os especialistas, 91% consideram o mundo hoje mais perigoso, 10% a mais do que em fevereiro, e apenas 2% afirmam que é totalmente seguro. Mais de 80% esperam um ataque na escala de 11 de setembro dentro de 10 anos. Para 84%, os EUA estão perdendo a guerra contra o terror.

Leia a reportagem completa sobre a sondagem em The Terrorism Index.

2 comentários:

Vaneweezer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vaneweezer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.