quarta-feira, 27 de junho de 2007

Republicanos viram contra a guerra no Iraque

Quando o mais importante senador republicano na Comissão das Forças Armadas do Senado dos Estados Unidos, Richard Lugar, afirmou que a nova estratégia lançada pelo presidente George Walker Bush no início do ano não está funcionando e que já está na hora de começar a retirar as tropas americanas do Iraque.

As últimas pesquisas indicam que 63% dos americanos são contra a guerra. Entre os eleitores republicanos, 42% são contra a guerra.

Em seu discurso, na segunda-feira à noite, Lugar declarou que "os custos e riscos de continuar no caminho atual superam os benefícios potenciais que podem ser alcançados". Ele é um conservador moderado, com grande experiência em política externa.

O senador fez um apelo a Bush para que busque apoio bipartidário para uma nova estratégia no Iraque neste ano. No próximo, haverá eleições presidenciais nos EUA. Se não for possível uma aliança bipartidária para enfrentar os problemas da ocupação do iraque neste ano, a campanha para a Casa Branca impedirá a articulação de um consenso em 2008.

Nenhum comentário: