sexta-feira, 29 de junho de 2007

Polícia desarma bombas no centro de Londres

A polícia britânica desarmou esta manhã, depois de isolar toda a área, uma bomba deixada na rua Haymarket, no Centro de Londres, durante a madrugada. O "objeto potencialmente explosivo" foi encontrado dentro de um carro.

Mais tarde, o Esquadrão Antiterrorismo da Scotland Yard fechou a Park Lane, avenida paralela ao lado leste do Hyde Park, onde descobriu outro carro-bomba.

Os carros estavam carregados de material explosivo: gasolina, gás engarrafado e pregos, usados para causar o maior dano possível no maior número de pessoas. Ambulâncias que passaram pelo local viram fumaça saindo do carro na rua Haymarket. Quando os bombeiros chegaram, pediram a intervenção do esquadrão antiterrorista.

Foi um duro alerta ao novo primeiro-ministro, Gordon Brown, que assumiu a chefia do governo do Reino Unido há dois dias.

Em 7 de julho de 2005, o sistema de transporte de Londres foi atacado por terroristas, em atentados que provocaram a morte de 52 pessoas e quatro terroristas suicidas. Inicialmente, pensou-se que era uma célula terrorista autônoma constituída por muçulmanos britânicos. Mas as investigações reveleram que eles tinham recebido treinamento terrorista no Paquistão de um grupo ligado a Al Caeda.

Nenhum comentário: