quinta-feira, 21 de junho de 2007

Moeda do Zimbábue entra em colapso

O dólar do Zimbábue sofreu hoje a maior queda de sua História, provocando uma corrida especulativa para o dólar. Como o banco central entrou no mercado negro comprando dólares a taxas ilegais para pagar as dívidas do país, a cotação da moeda zimbabueana chegou a 300 mil por dólares. A cotação oficial é de 15 mil.

Diante da especulação alimentada pelo próprio governo, os corretores já prevêem um cotação de 400 mil amanhã. "É uma loucura", comentou um deles. "Quem tem dólares está segurando à espera da alta. A cotação muda a toda hora".

Desde segunda-feira, o valor do dólar do Zimbábue caiu a menos da metade.

A inflação está em 9.000% ao ano, maior do que a inflação brasileira quando o governo Itamar Franco lançou o Plano Real, em 1994. Em uma semana, o preço do bife aumentou duas vezes e meia, o do óleo de cozinho dobrou e as passagem de ônibus aumentaram em até cinco vezes.

Desde a independência, em 1980, o Zimbábue é governado pelo ditador Robert Mugabe. De herói da luta pela independência, ele se transformou em algoz de seu próprio povo.

Com o crescimento da oposição, a partir de 2000 passou a acusar a minoria branca, o Reino Unido e os Estados Unidos pelos problemas do país. Criou o seu próprio movimento dos trabalhadores rurais sem terra, inspirado pelo MST, e ordenou não só a invasão de fazendas dos brancos por supostos "veteranos de guerra" que não teriam ganho seu quinhão de terra como recompensa pela luta como a destruição de favelas onde a oposição ganha eleições.

Isso destruiu a agricultura de um país antes conhecido como "celeiro da África". Para acalmar seus generais e evitar um possível golpe de Estado, Zimbábue envolveu-se na guerra civil do Congo, onde eles puderam se locupletar saqueando as riquezas minerais das regiões ocupadas.

A sociedade internacional esperava a mediação da África do Sul, maior potência da África negra. Mas o presidente Thabo Mbeki, sucessor de Nelson Mandela, sabe que seu país tem problemas semelhantes herdados do regime segregacionista do 'apartheid', como má distribuição da terra e da riqueza, e teme criar uma revolta na África do Sul.

O Zimbábue também viveu sob um regime dominado pela minoria branca da independência do Império Britânico, em 1965, até a vitória da guerrilha liderada pela União Nacional Africana do Zimbábue-Frente Popular (ZANU-PF), sob o comando de Mugabe.

Nenhum comentário: