quarta-feira, 20 de junho de 2007

Junta militar da Tailândia convoca eleições

Sob pressão do Ocidente, dez meses depois de um golpe de Estado, a junta militar que governa a Tailândia anunciou nesta quarta-feira um cronograma para redemocratizar o país.

Até 6 de julho, será apresentado um projeto de Constituição, que será submetido a um plebiscito em 19 de agosto. As eleições legislativas estão previstas para 25 de novembro, revelou o presidente da Comissão Eleitoral, Apichart Sukhagganond, depois de se reunir com o primeiro-ministro interino, general Surayud Chulanont.

Há três semanas, junta dissolveu o partido do primeiro-ministro deposto Thaksin Shinawatra, acusado de corrupção, entre outras coisas pela venda de principal companhia telefônica tailandesa, que era controlada por Thaksin, para Cingapura por US$ 1,9 bilhão, sem pagar impostos.

3 comentários:

Carlos Zev Solano disse...

A Tailândia parece-me tão longe quanto as notícias que vêm de lá.

Ainda bem que em pouco ela nos afeta.

Abraços.

Nelson Franco Jobim disse...

Engano seu. A crise da Ásia, em 1997, começou com a desvalorização do baht, a moeda tailandesa, e abalou o mundo inteiro, inclusive o Brasil, obrigado pelo mercado a desvalorizar o real, em janeiro de 1999, com sérias conseqüências para o segundo governo FHC.

Carlos Zev Solano disse...

Thanks a lot!

Abraços.