sábado, 9 de junho de 2007

EUA apostam na divisão da insurgência iraquiana

Os Estados Unidos começaram a armar rebeldes nacionalistas e antigos partidários do ditador executado Saddam Hussein, numa aliança contra os fundamentalistas da rede terrorista Al Caeda na província de Diala, uma das mais violentas do Iraque.

A nova aliança explora a divisão na insurgência iraquiana. No início desta semana, 15 dissidentes foram vistos numa cruzamento de estrada em Tahrir gritando: "Morte a al Caeda!"

"Al Caeda dominou e humilhou sunitas, xiitas e jihadistas. Expulsou muita gente de suas casas. Quer sempre mais sangue. Eles mataram muitos pregadores, estudiosos e mujahedins leais", declara uma nota lida por um porta-voz do grupo.

É uma mudança significativa. Há apenas dois meses, os mesmos insurgentes tentavam expulsar os americanos da província de Diala. O general Benjamin Mixon, comandante da Divisão Norte, acredita que os EUA estão usando conhecimento adquirido no combate a guerrilheiros na América Latina e no Vietnã.

"Depois de nos livrarmos da Al Caeda, vamos aos americanos que vão embora", disse um porta-voz rebelde. "Como estamos lutando lado a lado, é melhor que os americanos se vão como amigos do que como inimigos."

Nenhum comentário: