quinta-feira, 7 de junho de 2007

Cientistas criam células-tronco sem embriões

A ciência deu um passo importante para superar as restrições éticas às pesquisas com células-tronco. Pesquisadores criaram células-tronco embrionárias sem usar ovos nem destruir embriões.

Em experiências com camundongos, quatro equipes científicas independentes conseguiram fazer regredir o tempo biológico, fazendo células maduras, de pele, por exemplo, se tornarem células primordias, embrionárias. Outras experiências comprovaram que eles tinham as mesmas propriedades das células-tronco de embriões, sendo capazes de se transformar em todos os órgãos e tecidos do corpo, como músculos, nervos, células hepáticas, entre outros.

"Mostramos que podemos reiniciar o relógio", declarou Rudolf Jaenisch, do Instituto Whitehead de Pesquisa Biomédica, de Cambridge, Massachusetts, um dos principais autores de um estudo publicado na revista científica Nature. Ele deixa claro, no entanto, que ainda está muito longe o dia em que tratamentos com células-tronco estarão disponíveis como um importante instrumento da medicina.

Nenhum comentário: