sábado, 12 de maio de 2007

Cheney ameaça atacar o Irã

A bordo de um porta-aviões, a menos de 250 quilômetros do Irã, o vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney, fez ontem nova ameaça de atacar a república islâmica para garantir as rotas marítimas de suprimento de petróleo, evitar que o país "tenha armas nucleares e domine a região".

Cheney foi direto em sua advertência: "Com dois grupos de combate naval liderados por porta-aviões no Golfo [Pérsico], estamos enviando mensagens claras a amigos e adversários. Vamos manter as rotas marítimas abertas. Vamos, junto com nossos amigos, nos opor ao extremismo e a ameaças estratégicas. Vamos desarmar ataques contra nossas próprias forças.Vamos continuar trazendo alívio aos que sofrem e aplicando justiça aos inimigos da liberdade. E vamos, com outros, impedir que o Irã tenha armas nucleares e domine esta região."

Para David Sanger, do jornal The New York Times, a ofensiva verbal de Cheney faz parte da estratégia dos EUA de pressionar fortemente o Irã enquanto deixa a porta aberta para negociações.

Nenhum comentário: