domingo, 22 de abril de 2007

Iraque terá de conviver com ataques espetaculares

A nova estratégia dos Estados Unidos para conter a violência em Bagdá apresentou até agora resultados modestos totalmente neutralizados pelos atentados com carros-bomba, reconhece o comandante militar americano no Iraque, general David Petraeus.

Em entrevista ao jornal The Washington Post deste domingo, o general admite que os iraquianos terão de conviver com ataques espetaculares como os que mataram centenas de pessoas na semana passada: "Não acredito que jamais consigamos nos livrar de todos os carros-bomba. O Iraque terá de aprender a conviver com ataques especulares, como fez a Irlanda do Norte."

Mais de 3,3 mil americanos foram mortos desde a invasão do Iraque, em 20 de março de 2003. No início do ano, o presidente George Walker Bush enviou mais 30 mil soldados para tentar garantir a segurança na capital iraquiana. Ele se recusa a fixar um cronograma para a retirada das tropas americanas, alegando que seria fazer o jogo do inimigo.

Em março, foram registrados 400 casos de violência sectárias entre sunitas e xiitas, três vezes menos do que em janeiro. Mas ações espetaculares neutralizam o efeito da operação.

Nenhum comentário: