segunda-feira, 23 de abril de 2007

Batalha de Mogadíscio já matou mais de 200

Os violentos combates que já duram seis dias na capital da Somália causaram pelo menos 212 mortes. Em meio ao caos da batalha, os corpos apodrecem nas ruas.

Uma guerrilha muçulmana que chegou a tomar Mogadíscio por seis meses no ano passado tenta recuperar terreno enfrentando o Exército da Etiópia, que invadiu a Somália em dezembro passado para apoiar o frágil governo de transição formado com base num acordo de paz de 2004, ignorado pela União dos Tribunais Islâmicos.

Como a guerrilha muçulmana é, pelo menos em potencial, mais um tentáculo da rede terrorista Al Caeda, na região Chifre da África, a invasão etíope tem o apoio e já teve até cobertura aérea dos Estados Unidos.

O governo privisório planeja uma grande ofensiva contra os rebeldes muçulmanos. Pediu aos moradores da capital que saiam das áreas dominadas pela insurgência: "As pessoas devem sai de suas casas situadas perto de redutos terroristas em Mogadíscio, e acabaremos logo com insurgentes e terroristas", apelou o vice-ministro da Defesa, Salad Ali Jelle.

Nenhum comentário: