sexta-feira, 6 de abril de 2007

Aquecimento global ameaça 30% das espécies

O aumento da temperatura da Terra provocado pelo homem pode deixar 1 bilhão de pessoas sem água, levar a um grande aumento da fome no mundo e à extinção de 30% das espécies de animais e plantas nos próximos 50 anos, alerta um novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima divulgado hoje em Bruxelas, na Bélgica, com foco nas futuras conseqüências do efeito estufa.

Pelo prognóstico dos cientistas de mais de 120 países, basta um aumento de dois graus centígrados em relação à temperatura média de 1990 para causar uma nova extinção em massa. A previsão, no momento, é de uma elevação de 1,8ºC a 4ºC neste século.

As regiões que sofrem com falta de chuva, como o Nordeste do Brasil, podem virar desertos. A América Latina pode perder 50% de seus terras agrícolas até 2050. Na África, a produção de alimentos pode cair à metade. Até a Floresta Amazônica e as neves eternas da cordilheira do Himalaia correm o risco de desaparecer. As enchentes, as ondas de calor, as tempestades e os furacões tendem a se tornar mais violentas.

Um terceiro relatório, a ser divulgado pelo PIMC no próximo mês, deve apresentar propostas para enfrentar o problema.

Nenhum comentário: