segunda-feira, 12 de março de 2007

Zimbábue prende líder da oposição

O governo do Zimbábue, na região central da África, prendeu hoje o líder do Movimento pela Mudança Democrática, Morgan Tsvangirai, e outros dirigentes da oposição. Tsvangirai teria sido espancado e ferido na hora da prisão.

Numa das piores crises desde que se tornou independente, em 1980, o Zimbábue, que sempre foi governado pelo ditador Robert Mugabe, enfrenta uma inflação de 1.725% ao ano. Mais de 3 milhões de pessoas fugiram do país. As manifestações de oposição estão proibidas, justificativa usada pelo governo para atacar o encontro.

Para aplacar e encobrir a revolta popular, em 2001, o governo criou seu próprio movimento de trabalhadores rurais sem-terra, descritos como "veteranos e guerra" e "heróis da independência" que até então não teriam recebido seu quinhão da terra pátria, embora muitos não tivessem idade para ter lutado pela libertação do país. Esse MST do Mugabe invadiu as fazendas dos brancos.

Mais recentemente, o governo começou a atacar e desmantelar favelas onde a oposição tem apoio. E agora quer desarticular o principal grupo de oposição.

Nenhum comentário: