quarta-feira, 28 de março de 2007

Zimbábue prende e solta líder da oposição

O líder da oposição no Zimbábue, Morgan Tsvangirai, foi solto horas depois de ser preso na sede de seu partido, o Movimento pela Mudança Democrática (MDC, da sigla em inglês). Ele teria sido acusado de envolvimento numa onda de ataques com bombas incendiárias.

A tropa de choque do presidente Robert Mugabe invadiu a sede do MDC em Harare, a capital do país, enquanto líderes africanos dos 14 países da Comunidade de Desenvolvimento do Sul da África reuniam-se na Tanzânia para debater a escalada da violência política no Zimbábue. Dificilmente os vizinhos adotaram medidas duras contra ditador.

Mugabe governa o país desde que o Zimbábue se tornou independente do Império Britânico, em 1980. Diante da crise econômica e do crescimento da oposição, desde 2000 Mugabe recorre à violência política para se perpetuar no poder, e acusa as potências ocidentais, sobretudo o Reino Unido, de quererem recolonizar o país.

Quando foi preso, Tsvangirai preparava-se para dar uma entrevista para denunciar a violência governamental. Mugabe disse que as bombas incendiárias fazem parte de um plano terrorista para derrubá-lo

Nenhum comentário: