segunda-feira, 12 de março de 2007

Japão revisa crescimento para cima

O Japão revisou para cima seu índice de crescimento econômico para o último trimestre de 2006, confirmando que a segunda maior economia do mundo expandiu-se num ritmo surpreendentemente forte no trimestre passado.

A taxa de crescimento revisada ficou em 1,3%, o que projeta uma taxa anualizada de 5,5%, acima da estimativa inicial, anunciada no mês passado, de 1,2% de crescimento no trimestre e 4,8% de taxa anual.

Houve um aumento de 3,1% nos investimentos das empresas em fábricas e equipamentos, bem acima dos 2,2% da estimativa anterior. O investimento do setor público cresceu 3,7%, quando se esperava no mês passado 2,7%.

Diante desses números, a Bolsa de Valores de Tóquio abriu em alta de 135 pontos.

Nos anos 80, a economia japonesa era considerada o modelo do futuro. Mas a especulação financeira e imobiliária que elevou a Bolsa de Tóquio a 38 mil pontos no final de 1989 criou uma bolha que estourou em 1991, trazendo uma década e meia de deflação e estagnação econômica, estagdeflação uma doença japonesa.

Só agora, com o impulso do extraordinário crescimento da vizinha e rival histórica China, o Japão consolida sua recuperação econômica. Não foi à toa que Tóquio foi um dos mercados que mais caiu com a forte baixa nos mercados financeiros provocada pela queda de 8,84% em Xangai, na China, em 27 de fevereiro.

Nenhum comentário: