quarta-feira, 7 de março de 2007

Giuliani lidera corrida republicana à Casa Branca

O ex-prefeito de Nova Iorque Rudolph Giuliani, que posou como presidente em 11 de setembro de 2001, enquanto o presidente George W. Bush se escondia, lidera com folga a disputa pela candidatura do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos em 2007, indica uma nova pesquisa divulgada hoje pelo jornal The Wall Street Journal e a rede de televisão NBC.

Giuliani ficou famoso como promotor de Justiça por combater a máfia ítalo-americana de Nova Iorque. Com a popularidade que conquistou, elegeu-se prefeito da cidade prometendo lutar contra o crime. Sua política de tolerância zero deu resultado. Nova Iorque deixou de ser uma cidade violenta.

Ele tem 55% das preferências contra 34% para o senador John McCain, um veterano de guerra que ficou preso anos no Vietnã.

Entre os democratas, a senadora e ex-primeira-dama Hillary Clinton está à frente do senador negro Barack Obama por 47% a 39%. Sua vantagem diminui com o avanço de Obama entre os afro-americanos. Ela pode ser a primeira mulher a chegar à Casa Branca. Obama seria o primeiro presidente negro dos EUA.

A pesquisa também revela um grande interesse do eleitorado pela eleição presidencial de 2008.

Nenhum comentário: