sexta-feira, 30 de março de 2007

Cerca de 400 iraquianos morrem em três dias

Quase 400 iraquianos foram mortos nos últimos três dias, quando rebeldes e milícias desafiaram a grande operação liderada pelso Estados Unidos para tentar controlar a violência em Bagdá.

Cinco terroristas suicidas atacaram mercados xiitas no Nordeste da capital do Iraque, matando 125 pessoas e ferindo outras 150, num dos mais sangrentos ataques no Iraque em anos. Dois homens-bomba mataram 76 pessoas no distrito de Chaabe, no Norte de Bagdá, disseram médicos e policiais. Em Khalis, a 80 quilômetros ao norte da capital, três carros-bomba explodiram em minutos, matando 53 pessoas e ferindo outras 103.

A onda de ataques coordenados tem a marca da rede terrorista Al Caeda.

Em editorial, o jornal libanês Daily Star considerou evidente a necessidade de aumento do número de soldados para controlar a violência no Iraque, mas não dos EUA. Como disse o rei Abdullah, da Arábia Saudita, a ocupação americana não tem legitimidade. Seria melhor, então, que, ao lado de outras medidas como um diálogo para reconciliação nacional e o aumento da vigilância nas fronteiras, os soldados americanos sejam progressivamente substituídos por uma força árabe.

Nenhum comentário: